quarta-feira, 4 de julho de 2012

Atividade 1.1 Curso Proinfo Ensinando e Aprendendo com as Tic's

1ª atividade do curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e  Comunicação - 100 horas.


Atividade 1.1 - QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
            Quando me formei fiquei muito lisonjeada em entregar minha pasta de estágio impecavelmente datilografada, pois nem todos tinham acesso à uma máquina de datilografia.
            Atualmente, computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, tablet, iPad e outras invenções que, talvez, eu ainda nem tenha tomado conhecimento, fazem parte da realidade do meu aluno e ele, com certeza, domina esta tecnologia muito melhor do que eu. Nesse aspecto, sou mais aprendiz do que professora.
Mas, enquanto educadora, posso orientar meus alunos em como realizar uma pesquisa diante do enorme fluxo de informações aos quais estamos expostos; como organizá-los e transformá-los em conhecimento; em ter critérios de escolha de sites e comparar os diversos textos, muitos com visões diferentes sobre um mesmo assunto.
Para tanto, devo participar dos cursos de capacitação, buscar informações e estar aberta a aprender com os próprios alunos. Isto certamente contribuirá no meu aprendizado e na avaliação da minha prática pedagógica, podendo, se necessário, redimensioná-los na busca de melhorar a qualidade da aprendizagem do meu educando.

Maria Helena do Nascimento Passos