Conhecendo uma experiência
Procure conhecer uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares.
Orientações para a realização da atividade:
1. Acesse o Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html
2. Selecione no item “Sugestões de aulas” um exemplo relacionado à sua área de atuação.
3. Analise o exemplo destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possa tornar-se referência para sua prática pedagógica;
4. Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento
envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para
colocar em ação posteriormente.
TEMA
DA AULA: Aprendendo sobre a Independência do Brasil!
Coautores: Erwin Doescher, Andréa Marques
Leão Doescher
DISCIPLINA – HISTÓRIA/LINGUA PORTUGUESA
|
||
TECNOLOGIAS
|
CONTEÚDOS
|
OPORTUNIDADES DE ENSINO
|
· SITES EDUCATIVOS
· TV
· DVD
· COMPUTADORES
· INTERNET
· DATA SHOW.
|
· CONHECER SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL
· LEITURA
· ESCRITA
· ORALIDADE
· PRODUÇÃO DE TEXTO
· PESQUISA
|
· VISITA VIRTUAL A UM MUSEU;
· COMPREENDER O CONCEITO DE COLÔNIA E INDEPENDÊNCIA
POLÍTICA;
· CONHECER PAÍSES QUE ATUALMENTE AINDA SÃO COLÔNIAS.
· CONHECER DIVERSOS SITES EDUCATIVOS;
· APRENDER A PESQUISAR EM FONTES VARIADAS;
· TRABALHAR EM EQUIPE;
· TRABALHAR PRODUÇÃO DE TEXTO E ELABAORAÇÃO DE
CARTAZES;
· TRABALHAR A ORALIDADE.
|
Duração do
planejamento: 2 aulas com duração de 50 minutos cada aula.
Síntese da
aula
A aula propõe um trabalho de pesquisa para
alunos do Ensino Fundamental Inicial, em duplas e depois quartetos a partir do tema Independência do Brasil.
Atividade 1: Através de um tour a um museu virtual, fazer com que os
alunos entendam sobre acontecimentos históricos, contados através de imagens.
Atividade 2: socialização
dos conhecimentos adquiridos na atividade 1 - o que aprenderam sobre a
Independência do Brasil. Onde o professor poderá perceber o que os alunos
puderam aprender e, principalmente terá a oportunidade de tirar dúvidas e/ou
conceitos errados que, porventura os alunos possam ter adquirido.
Atividade 3: Os alunos, em quartetos (junção de duas duplas),
deverão fazer pesquisas na internet, entre outras fontes, sobre os países que
atualmente ainda são colônias de outros países, as vantagens e desvantagens de
ser colônia.
Alguns sites sugeridos para a realização das pesquisas. http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287312.shtml
http://www.portugal-linha.pt/200201291039/As-relacoes-Portugal-Angola-ainda-sao-ensombradas-pela-colonizacao-/menu
-id-109.html
http://www.youtube.com/watch?v=Lq2gWBIC1aU&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=Lq2gWBIC1aU&feature=fvw
Atividade 4: por meio
da oralidade e da língua escrita. Poderão ser apresentações do tipo: texto
jornalístico, apresentação oral com o auxílio de cartazes, peças teatrais e
etc.
Análise da aula
A
proposta para trabalho do tema é bastante interessante, entretanto os objetivos
propostos foram poucos relevantes. Envolve o uso dos computadores e a internet
como um recurso para diversificar a atividade de pesquisa, também leitura e a
escrita para elaboração dos trabalhos e habilidade oral na apresentação.
O número de aulas
propostas para esta atividade serão insuficientes se a pesquisa for realizada
no laboratório de informática da escola e também para os momentos de
socialização, para discussão dos grupos e elaboração dos materiais e para a
apresentação dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário