sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ATIVIDADE 1.5 - FICHAMENTO


Conhecendo uma experiência
Procure conhecer uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares.
Orientações para a realização da atividade:
1. Acesse o Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html
2. Selecione no item “Sugestões de aulas” um exemplo relacionado à sua área de atuação.
3. Analise o exemplo destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possa tornar-se referência para sua prática pedagógica;
4. Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento
envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para
colocar em ação posteriormente.



TEMA DA AULA: Aprendendo sobre a Independência do Brasil!


Coautores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

DISCIPLINA – HISTÓRIA/LINGUA PORTUGUESA

TECNOLOGIAS

CONTEÚDOS

OPORTUNIDADES DE ENSINO

·   SITES EDUCATIVOS

·   TV

·   DVD

·   COMPUTADORES

·    INTERNET

·   DATA SHOW.

·   CONHECER SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL

·   LEITURA

·   ESCRITA

·   ORALIDADE

·   PRODUÇÃO DE TEXTO

·   PESQUISA

·   VISITA VIRTUAL A UM MUSEU;

·   COMPREENDER O CONCEITO DE COLÔNIA E INDEPENDÊNCIA POLÍTICA;

·   CONHECER PAÍSES QUE ATUALMENTE AINDA SÃO COLÔNIAS.

·   CONHECER DIVERSOS SITES EDUCATIVOS;

·   APRENDER A PESQUISAR EM FONTES VARIADAS;

·   TRABALHAR EM EQUIPE;

·   TRABALHAR PRODUÇÃO DE TEXTO E ELABAORAÇÃO DE CARTAZES;

·   TRABALHAR A ORALIDADE.

 

Duração do planejamento: 2 aulas com duração de 50 minutos cada aula.
Síntese da aula
A aula propõe um trabalho de pesquisa para alunos do Ensino Fundamental Inicial, em duplas e depois quartetos  a partir do tema Independência do Brasil.
Atividade 1: Através de um tour a um museu virtual, fazer com que os alunos entendam sobre acontecimentos históricos, contados através de imagens.
Atividade 2: socialização dos conhecimentos adquiridos na atividade 1 - o que aprenderam sobre a Independência do Brasil. Onde o professor poderá perceber o que os alunos puderam aprender e, principalmente terá a oportunidade de tirar dúvidas e/ou conceitos errados que, porventura os alunos possam ter adquirido.
Atividade 3: Os alunos, em quartetos (junção de duas duplas), deverão fazer pesquisas na internet, entre outras fontes, sobre os países que atualmente ainda são colônias de outros países, as vantagens e desvantagens de ser colônia.
Alguns sites sugeridos para a realização das pesquisas. http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287312.shtml  

Atividade 4: por meio da oralidade e da língua escrita. Poderão ser apresentações do tipo: texto jornalístico, apresentação oral com o auxílio de cartazes, peças teatrais e etc.

Análise da aula
A proposta para trabalho do tema é bastante interessante, entretanto os objetivos propostos foram poucos relevantes. Envolve o uso dos computadores e a internet como um recurso para diversificar a atividade de pesquisa, também leitura e a escrita para elaboração dos trabalhos e habilidade oral na apresentação.
O número de aulas propostas para esta atividade serão insuficientes se a pesquisa for realizada no laboratório de informática da escola e também para os momentos de socialização, para discussão dos grupos e elaboração dos materiais e para a apresentação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário