Reelabore
o plano de aula da atividade 4_5 com as modificações que você achou
interessante acrescentar.
Artrópodes - Insetos, aracnídeos, crustáceos, diplópodes e
quilópodes.
Autor (es) Renata Cristina Oliveira
Giselle Carvalho Maia
Coautor(es) Maria
Helena do Nascimento Passos
Pollianny Pontes Paiva
IPATINGA -
MG Escola Municipal Padre Cícero de Castro
Estrutura
Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Muitas
vezes não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas
e cores variadas e que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou
aqueles que se locomovem próximo dos nossos pés – os artrópodes.
Esse
grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra,
camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão
bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 80%
das espécies animais conhecidas.
A
presente sequência didática será desenvolvida em turmas de 7° ano da Escola
Municipal Padre Cícero de Castro, com o objetivo de permitir aos alunos:
- Reflexão sobre a importância desse filo de
invertebrados para o equilíbrio ecológico e sua relevante relação
com nossa espécie, bem como a variedade de
grupos pertencentes ao filo:
-
Definir artrópode e diferenciar os diferentes grupos desse filo;
-
Avaliar o conhecimento sobre esses invertebrados;
-
Fazer associação entre as relações sociais de alguns insetos com a sociedade
humana;
-
Instigar a curiosidade através da pesquisa;
-
Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos;
-
Interagir com os pares presencialmente e virtualmente;
-
Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de
pesquisa científica;
-
Familiarizarem-se com os recursos de Mídia disponíveis no Laboratório de
Inclusão Digital;
-
Desenvolver a capacidade de utilizar recursos digitais tais como filmadora e
máquina fotográfica.
Duração das atividades
8 aulas de 1
hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve compreender que
os seres vivos são divididos em vários reinos e um deles é o Reino Animal.
Dentro desse reino encontram-se os invertebrados e os vertebrados. Os
artrópodes são animais pertencentes ao grupo dos invertebrados.
Estratégias e recursos da aula
1ª
etapa – Aula expositiva sobre o tema e divisão de grupos – aula 1
Inicialmente
o professor fará breve levantamento dos conhecimentos prévios sobre os
artrópodes e sua importante relação com o ser humano.
Será
feita breve exposição sobre o tema, citando algumas características do filo
Artrópode.
A
turma de 35 alunos será dividida em cinco grupos que ficarão incumbidos de
organizar uma apresentação sobre tema previamente estabelecido, conforme
descrição abaixo:
Grupo1
– Insetos: Características gerais e desenvolvimento
Grupo
2 – Insetos: Vida em sociedade e relação com o ser humano
Grupo
3 – Crustáceo
Grupo
4 – Aracnídeo
Grupo
5 – Miriápodes (Diplópode e Quilópode)
2ª
etapa – Exibição do filme “Vida de inseto” e resolução do roteiro – aulas 2, 3
e 4
Filme
feito pelos estúdios Walt Disney/Pixar
em 1998, que relata a vida de um formigueiro, oprimido por uma gangue de
gafanhotos. Não é apenas uma história infantil, mas, principalmente, uma
metáfora ao funcionamento institucional de muitas equipes e organizações de
trabalho. É um desenho digitalizado, muito bem construído e que se utiliza da
música e da cor com muita propriedade para emocionar e motivar o espectador.
Após
assistirem ao filme, em dupla, responderão a um roteiro elaborado para análise do
filme (anexo 1).
3ª
etapa – Exibição de vídeos explicativos sobre os artrópodes – aula 5 e 6
No
Laboratório de Inclusão Digital os alunos assistirão em duplas aos vídeos que
apresentarão as principais características dos artrópodes.
4ª
etapa – Pesquisa (Laboratório de Inclusão Digital) sobre o tema a ser
apresentado – aulas 5 e 6
No
Laboratório de Inclusão Digital da escola, em dupla, os alunos buscarão
informações e imagens para a composição da pesquisa e produção do texto.
5ª
etapa – A ser realizada fora do âmbito da escola
Posteriormente,
os alunos deverão fotografar ou filmar nas proximidades de sua residência, espécies
de artrópodes para compor uma apresentação de dez slides a ser organizada no Laboratório de Inclusão Digital, no
programa BrOffice Impress, do Linux.
6ª
etapa – Apresentação dos slides – aula
7
Os grupos
exibirão as apresentações preparadas, citando as informações e curiosidades
pesquisadas sobre o tema. Os alunos
trocarão via e-mail o texto e a
apresentação produzidos por eles. Aqueles que não possuem e-mail receberão orientação para a criação de uma conta.
7ª
etapa – Atividades (Roteiro de estudo) – 1 aula
Para
finalizar, os educandos desenvolverão atividades (anexo2) sobre os temas
trabalhados e apresentados.
AVALIAÇÃO
Serão
avaliados a qualidade da pesquisa, da apresentação, o roteiro de estudo e os
exercícios xerografados.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php
http://portuguessemed.blogspot.com.br/2011/05/sequencia-didatica-o-que-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário