sexta-feira, 2 de novembro de 2012

4.6 C Reelaborar o plano de aula da atividade 4.5


Reelabore o plano de aula da atividade 4_5 com as modificações que você achou interessante acrescentar.


Artrópodes - Insetos, aracnídeos, crustáceos, diplópodes e quilópodes.

Autor (es)  Renata Cristina Oliveira

                    Giselle Carvalho Maia

Coautor(es) Maria Helena do Nascimento Passos

                     Pollianny Pontes Paiva
                       IPATINGA - MG Escola Municipal Padre Cícero de Castro

Estrutura Curricular


Modalidade / Nível de Ensino

      Componente Curricular

                  Tema

Ensino Fundamental Final               Ciências Naturais                               Ambiente       


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Muitas vezes não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas e que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem próximo dos nossos pés – os artrópodes.
Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 80% das espécies animais conhecidas.
A presente sequência didática será desenvolvida em turmas de 7° ano da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, com o objetivo de permitir aos alunos:
 - Reflexão sobre a importância desse filo de invertebrados para o equilíbrio ecológico e sua relevante relação
   com nossa espécie, bem como a variedade de grupos pertencentes ao filo:
- Definir artrópode e diferenciar os diferentes grupos desse filo;
- Avaliar o conhecimento sobre esses invertebrados;
- Fazer associação entre as relações sociais de alguns insetos com a sociedade humana;
- Instigar a curiosidade através da pesquisa;
- Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos;
- Interagir com os pares presencialmente e virtualmente;
- Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de pesquisa científica;
- Familiarizarem-se com os recursos de Mídia disponíveis no Laboratório de Inclusão Digital;
- Desenvolver a capacidade de utilizar recursos digitais tais como filmadora e máquina fotográfica.
 
Duração das atividades
8 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve compreender que os seres vivos são divididos em vários reinos e um deles é o Reino Animal. Dentro desse reino encontram-se os invertebrados e os vertebrados. Os artrópodes são animais pertencentes ao grupo dos invertebrados.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa – Aula expositiva sobre o tema e divisão de grupos – aula 1
Inicialmente o professor fará breve levantamento dos conhecimentos prévios sobre os artrópodes e sua importante relação com o ser humano.
Será feita breve exposição sobre o tema, citando algumas características do filo Artrópode.
A turma de 35 alunos será dividida em cinco grupos que ficarão incumbidos de organizar uma apresentação sobre tema previamente estabelecido, conforme descrição abaixo:

Grupo1 – Insetos: Características gerais e desenvolvimento
Grupo 2 – Insetos: Vida em sociedade e relação com o ser humano
Grupo 3 – Crustáceo
Grupo 4 – Aracnídeo
Grupo 5 – Miriápodes (Diplópode e Quilópode)

2ª etapa – Exibição do filme “Vida de inseto” e resolução do roteiro – aulas 2, 3 e 4

Para auxiliar na compreensão sobre o assunto trabalhado, será exibido na Sala de Multimídia, por meio de datashow, o filme “Vida de Inseto”, com duração de 1 hora e 35 minutos.
Filme feito pelos estúdios Walt Disney/Pixar em 1998, que relata a vida de um formigueiro, oprimido por uma gangue de gafanhotos. Não é apenas uma história infantil, mas, principalmente, uma metáfora ao funcionamento institucional de muitas equipes e organizações de trabalho. É um desenho digitalizado, muito bem construído e que se utiliza da música e da cor com muita propriedade para emocionar e motivar o espectador.


Após assistirem ao filme, em dupla, responderão a um roteiro elaborado para análise do filme (anexo 1).


3ª etapa – Exibição de vídeos explicativos sobre os artrópodes – aula 5 e 6
No Laboratório de Inclusão Digital os alunos assistirão em duplas aos vídeos que apresentarão as principais características dos artrópodes.





4ª etapa – Pesquisa (Laboratório de Inclusão Digital) sobre o tema a ser apresentado – aulas 5 e 6
No Laboratório de Inclusão Digital da escola, em dupla, os alunos buscarão informações e imagens para a composição da pesquisa e produção do texto.  




5ª etapa – A ser realizada fora do âmbito da escola
Posteriormente, os alunos deverão fotografar ou filmar nas proximidades de sua residência, espécies de artrópodes para compor uma apresentação de dez slides a ser organizada no Laboratório de Inclusão Digital, no programa BrOffice Impress, do Linux.

6ª etapa – Apresentação dos slides – aula 7
Os grupos exibirão as apresentações preparadas, citando as informações e curiosidades pesquisadas sobre o tema.  Os alunos trocarão via e-mail o texto e a apresentação produzidos por eles. Aqueles que não possuem e-mail receberão orientação para a criação de uma conta.

7ª etapa – Atividades (Roteiro de estudo) – 1 aula
Para finalizar, os educandos desenvolverão atividades (anexo2) sobre os temas trabalhados e apresentados.


AVALIAÇÃO

Serão avaliados a qualidade da pesquisa, da apresentação, o roteiro de estudo e os exercícios xerografados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php

http://portuguessemed.blogspot.com.br/2011/05/sequencia-didatica-o-que-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário