quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Atividade 4_5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.


- Explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola ou projetos já  
   elaborados por vocês, identificando os recursos pedagógicos disponíveis.
- Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor:
*O que o aluno poderá aprender com esta aula
*Duração das atividades
*Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
*Estratégias e recursos da aula
*Avaliação


Artrópodes - Insetos, aracnídeos, crustáceos, diplópodes e quilópodes.

Autor (es)  Renata Cristina Oliveira

                   Giselle Carvalho Maia
                       IPATINGA - MG Escola Municipal Padre Cícero de Castro

Estrutura Curricular


Modalidade / Nível de Ensino

      Componente Curricular

                               Tema

Ensino Fundamental Final               Ciências Naturais                                  Ambiente       


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Muitas vezes não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas e que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem próximo dos nossos pés – os artrópodes.
Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 80% das espécies animais conhecidas.
A presente sequência didática será desenvolvida em turmas de 7° ano da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, com o objetivo de permitir aos alunos:
 - Reflexão sobre a importância desse filo de invertebrados para o equilíbrio ecológico e sua  
   relevante relação com nossa espécie, bem como a variedade de grupos pertencentes ao  
   filo:
- Definir artrópode e diferenciar os diferentes grupos desse filo;
- Avaliar o conhecimento sobre esses invertebrados;
- Fazer associação entre as relações sociais de alguns insetos com a sociedade humana;
- Instigar a curiosidade através da pesquisa;
- Familiarizarem-se com os recursos de Mídia disponíveis no Laboratório de Inclusão Digital;
Duração das atividades
6 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve compreender que os seres vivos são divididos em vários reinos e um deles é o Reino Animal. Dentro desse reino encontram-se os invertebrados e os vertebrados. Os artrópodes são animais pertencentes ao grupo dos invertebrados.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa – Aula expositiva sobre o tema e divisão de grupos – 1 aula
Inicialmente o professor fará breve levantamento dos conhecimentos prévios sobre os artrópodes e sua importante relação com o ser humano.
Será feita breve exposição sobre o tema, citando algumas características do filo Artrópode.
A turma de 35 alunos será dividida em cinco grupos que ficarão incumbidos de organizar uma apresentação sobre tema previamente estabelecido, conforme descrição abaixo:

Grupo1 – Insetos: Características gerais e desenvolvimento
Grupo 2 – Insetos: Vida em sociedade e relação com o ser humano
Grupo 3 – Crustáceo
Grupo 4 – Aracnídeo
Grupo 5 – Miriápodes (Diplópode e quilópode)

Os grupos farão pesquisa sobre o tema e elaborarão cartazes para apresentação, além de redigirem um pequeno resumo que será distribuído aos colegas da turma no final da apresentação.


2ª etapa – Pesquisa (Laboratório de Inclusão Digital) sobre o tema a ser apresentado – 1 aula
No Laboratório de Inclusão Digital da escola, em dupla, os alunos pesquisarão informações e figuras para a composição do trabalho a ser apresentado.


3ª etapa – Exibição do filme –Vida de inseto – 2 aulas

Para auxiliar na compreensão sobre o assunto trabalhado, será exibido o filme “Vida de Inseto”.

Filme feito pelos estúdios Walt Disney/ Pixar em 1998, que relata a vida de um formigueiro, oprimido por uma gangue de gafanhotos. Não é apenas uma história infantil, mas, principalmente, uma metáfora ao funcionamento institucional de muitas equipes e organizações de trabalho. É um desenho digitalizado, muito bem construído e que se utiliza da música e da cor com muita propriedade para emocionar e motivar o espectador.


4ª etapa – Apresentação dos cartazes – 1 aula
Os grupos farão apresentação dos cartazes, citando as informações e curiosidades pesquisadas sobre o tema. Entregarão texto aos colegas de sala com uma compilação das informações.


5ª etapa – Atividades (Roteiro de estudo) – 1 aula
Para finalizar, os educandos desenvolverão atividades sobre os temas trabalhados e apresentados, alem de um roteiro de análise do filme “Vida de Inseto”.

AVALIAÇÃO

Serão avaliados os cartazes, resumo e roteiro de estudo.





REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php

http://portuguessemed.blogspot.com.br/2011/05/sequencia-didatica-o-que-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário