- Explorar o Portal do Professor e/ou os
recursos existentes no computador na escola ou projetos já
elaborados por
vocês, identificando os recursos pedagógicos disponíveis.
-
Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor:
*O que o aluno poderá aprender com esta
aula
*Duração das atividades
*Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno
*Estratégias e recursos da aula
*Avaliação
Artrópodes - Insetos,
aracnídeos, crustáceos, diplópodes e quilópodes.
Autor (es) Renata Cristina
Oliveira
Giselle Carvalho Maia
IPATINGA - MG Escola
Municipal Padre Cícero de Castro
Estrutura Curricular
Modalidade /
Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino
Fundamental Final Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Muitas vezes não percebemos a presença
daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas e que vivem ao
nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem próximo dos
nossos pés – os artrópodes.
Esse grupo inclui animais como aranha,
mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre
inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão bem adaptado aos diferentes
ambientes que, atualmente, representa mais de 80% das espécies animais
conhecidas.
A presente sequência didática será
desenvolvida em turmas de 7° ano da Escola Municipal Padre Cícero de Castro,
com o objetivo de permitir aos alunos:
- Reflexão sobre a importância desse filo de
invertebrados para o equilíbrio ecológico e sua
relevante relação com nossa espécie,
bem como a variedade de grupos pertencentes ao
filo:
- Definir artrópode e diferenciar os
diferentes grupos desse filo;
- Avaliar o conhecimento sobre esses
invertebrados;
- Fazer associação entre as relações
sociais de alguns insetos com a sociedade humana;
- Instigar a curiosidade através da
pesquisa;
- Familiarizarem-se com os recursos de
Mídia disponíveis no Laboratório de Inclusão Digital;
Duração das atividades
6 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve compreender que os seres vivos são divididos em vários reinos e um deles é o Reino Animal. Dentro desse reino encontram-se os invertebrados e os vertebrados. Os artrópodes são animais pertencentes ao grupo dos invertebrados.
Estratégias e recursos da aula
1ª
etapa – Aula expositiva sobre o tema e divisão de grupos – 1 aula
Inicialmente o professor fará breve
levantamento dos conhecimentos prévios sobre os artrópodes e sua importante
relação com o ser humano.
Será feita breve exposição sobre o
tema, citando algumas características do filo Artrópode.
A turma de 35 alunos será dividida em
cinco grupos que ficarão incumbidos de organizar uma apresentação sobre tema
previamente estabelecido, conforme descrição abaixo:
Grupo1 – Insetos: Características
gerais e desenvolvimento
Grupo 2 – Insetos: Vida em sociedade e
relação com o ser humano
Grupo 3 – Crustáceo
Grupo 4 – Aracnídeo
Grupo 5 – Miriápodes (Diplópode e
quilópode)
Os grupos farão pesquisa sobre o tema
e elaborarão cartazes para apresentação, além de redigirem um pequeno resumo
que será distribuído aos colegas da turma no final da apresentação.
2ª
etapa – Pesquisa (Laboratório de Inclusão Digital) sobre o tema a ser
apresentado – 1 aula
No Laboratório de Inclusão Digital da
escola, em dupla, os alunos pesquisarão informações e figuras para a composição
do trabalho a ser apresentado.
3ª
etapa – Exibição do filme –Vida de inseto – 2 aulas
Para auxiliar na compreensão sobre o assunto trabalhado,
será exibido o filme “Vida de Inseto”.
Filme feito pelos estúdios Walt Disney/ Pixar em 1998, que relata a
vida de um formigueiro, oprimido por uma gangue de gafanhotos. Não é apenas uma
história infantil, mas, principalmente, uma metáfora ao funcionamento
institucional de muitas equipes e organizações de trabalho. É um desenho
digitalizado, muito bem construído e que se utiliza da música e da cor com
muita propriedade para emocionar e motivar o espectador.
4ª
etapa – Apresentação dos cartazes – 1 aula
Os grupos farão apresentação dos
cartazes, citando as informações e curiosidades pesquisadas sobre o tema.
Entregarão texto aos colegas de sala com uma compilação das informações.
5ª
etapa – Atividades (Roteiro de estudo) – 1 aula
Para finalizar, os educandos
desenvolverão atividades sobre os temas trabalhados e apresentados, alem de um
roteiro de análise do filme “Vida de Inseto”.
AVALIAÇÃO
Serão avaliados os cartazes, resumo e
roteiro de estudo.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php
http://portuguessemed.blogspot.com.br/2011/05/sequencia-didatica-o-que-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário