terça-feira, 30 de outubro de 2012

4.4 Experiências com a integração de Tecnologias ao Currículo


O projeto a ser analisado foi retirado do Blog "EDUCAR É AMAR", da Educadora Gracilene. 

O projeto de Leitura das obras da escritora Ruth Rocha é bastante interessante, porque contribui para que as crianças desenvolvam a capacidade leitora, exercitem a imaginação e tenham acesso à Literatura Brasileira e ao uso de mídias digitais. Explora recursos como: slidesdos livros e propõe um tour virtual pelo site da autora para conhecer aspectos interessantes da sua vida e obra. O projeto também possibilita aos alunos momentos de descontração pela fruição das leituras, além de oferecer jogos que favorecem o desenvolvimento de habilidades trabalhadas na disciplina Língua Portuguesa, tais como formação de palavras, produção textual, etc. O projeto tem a duração de 15 dias e foi idealizado para ser executado em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Abaixo apresento na íntegra o projeto e, logo após, a título de enriquecimento, alisto algumas sugestões que podem ser acrescentadas ao trabalho.

________________________________________________________

Projeto Ruth Rocha

Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves



Professores:Tereza-regente
                             Gracilene- Sala de informática
                             Vera – Biblioteca
Duração: 15 dias

Justificativa:                                                   
“ Ler  é... Armazenar informações... Desenvolver e ampliar horizonte... Compreender o mundo...  Comunicar-se melhor... Escrever melhor... Relacionar-se melhor com o outro...”


As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que ao aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da escola.


 OBJETIVOS:
      ·         Conhecer a vida e a obra de uma das maiores escritoras da literatura infantil: Ruth Rocha.
·         Desenvolver o projeto de leitura com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental.
·         Instigar a curiosidade dos alunos e abrir espaço para suas colocações.
·         Proporcionar a integração entre os alunos na busca e na socialização dos conhecimentos.
·         Levar a Literatura brasileira ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.
·         Estimular o interesse pela pesquisa.
DESENVOLVIMENTO:

A professora apresenta para os alunos os livros da Ruth Rocha deixa que explorem as obras e depois apresenta o livro que será digitalizado e cada aluno escolhe uma parte para gravar. 


 No segundo momento será apresenta aos alunos a”MALETA VIAJANTE” que cada aluno deverá levar para casa com um livro da Ruth Rocha e um caderno com ficha literária para ser preenchida de acordo com o livro .No dia seguinte a maleta deverá ser entregue e o aluno fará um relato sobre o que leu.

                                  


 Na Biblioteca: A professora Vera apresentará os slides do livro “O MENINO QUE APRENDEU A VER” e farão atividades relacionadas a ele.

Na sala de informática: Conhecendo o site da Ruth Rocha: 

Ao navegar pelo site da escritora Ruth Rocha podemos conseguir muitas informações a respeito de sua vida e obra. Para melhorar ainda mais, podemos ainda nos divertir com jogos e histórias. Apresentamos a seguir algumas das características desse interessante e rico destino a ser visitado na Internet:





Em História da Ruth podemos Conhecer detalhes sobre a vida da escritora.






Através das Fotos encontramos imagens para melhor conhecer a família, os amigos e o dia-a-dia da escritora.





A parte dos Livros nos revela a vasta bibliografia da autora e várias informações sobre todos seus livros.

Em Histórias podemos acompanhar a história “Quem Tem Medo do Ridículo?” através de imagens, ouvir as histórias do CD "Mil Pássaros", com narração de Ruth Rocha e canções do grupo Palavra Cantada.




As imagens das capas dos livros são disponibilizadas e ao clicar sobre elas você encontra mais informações sobre cada um dos livros.



É um jogo que tem como objetivo a formação de palavras usando as letras que estão ligadas por traços.

Atividade para você completar os espaços em branco e formar palavras. Começando pela primeira palavra, mude uma letra de cada vez, até chegar à última.



Atividade para você preencher uma cruzadinha com os nomes dos personagens dos livros de Ruth Rocha.

Diversas charadas pra você se divertir!





O arquivo de fotos nos permite conhecer um pouco mais do trabalho e do cotidiano da escritora.

Recursos utilizados:


A finalização desse projeto será feita através do envio de um email à autora partilhando nosso trabalho e apresentando nossa admiração pelas obras escritas e personagens fascinantes.             





Avaliação:


Durante o projeto observar a pontualidade, o interesse o envolvimento nas atividades.

Atividade do curso Ensinando e aprendendo com as TIC's.

_____________________________________________________________________________________

SUGESTÕES OU ADAPTAÇÕES PROPOSTAS:


  • Apresentar o áudio que narra o conto "A primavera da lagarta" e incentivar o comentário por parte dos alunos.

  • Exibir o vídeo que trata da vida da autora Ruth Rocha e que está disponível no Portal do Professor. 

  • Para trabalhar a produção textual, podem lançar mão do software "Vamos escrever!", que traz projetos de escrita interativa. O professor deverá apresentar aos alunos alguns personagens dos livros da autora Ruth Rocha, tais como: o gato, a lagarta, o coelhinho, Pedrinho, dentre outros já conhecidos e explorados no decorrer do projeto. Logo após, formará duplas no Laboratório de Inclusão Digital e pedirá que produzam uma história em que estejam incluídos pelo menos quatro personagens na narrativa, todos eles personagens que figuram nas histórias de Ruth Rocha. O professor pode explicar aos alunos as principais características do tipo textual narração, que deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. E também esclarecer a estrutura das partes que o compõem, quais sejam,  um fato, personagens, tempo, espaço em que os fatos acontecem sequência, causa (Por quê?), modo (como?), consequências (geralmente enseja o desfecho). Os alunos deverão explorar, com auxílio do professor, a ferramenta "Oficina de Textos" que integra o software "Vamos escrever". Com ela é possível incluir na narrativa que está sendo produzida, inúmeros recursos como inserir cor de fundo, formas geométricas, imagens, desenhos, etc.  Ao final, os alunos apresentarão para a turma a história criada e o professor deverá imprimir e entregar a eles as narrativas criadas nosoftware "Vamos escrever!"

Imagem do software "Vamos escrever"

Imagem 2 - Tela inicial do Software

Nenhum comentário:

Postar um comentário