O
hipertexto são conjuntos de informações que podem se acrescentar
ao texto básico, através de atalhos que são os links usados para
complementar informações ou ilustrá-las como sons, fotos, filmes,
outros recursos ou sites que o autor julgar pertinentes à
compreensão do tema apresentado. Como descrito por Diego Eis, em
http://tableless.com.br/sobre-hipertextos/:
“Estes elementos conectados formam uma grande rede de
informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse
um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro
seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
Enquanto em um livro você página por página, linearmente, para
formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em
um hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único
elemento. São elementos interligados, formando uma rede complexa.
Cada elemento particular tem por sua vez outros elementos formando
outro universo de conexões.”
O interessante é
que quando pensamos em hipertexto, em geral nos vem a ideia de uma
tecnologia muito recente e de um conhecimento novo, no entanto, esta
ideia de interligar diversos textos já existia como descrito na
Wikipédia: “Provavelmente, a primeira descrição formal da ideia
apareceu em 1945,
quando Vannevar
Bush publicou na The
Atlantic Monthly,
"As We
May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo
"Memex. De
acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear,
mas sim através de associações e era assim que ele propunha o
funcionamento do Memex. O
dispositivo nunca chegou a ser construído, mas hoje é tido como um
dos precursores da atual web.”
“O conceito de
"linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted
Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês
Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z
o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com
outros textos.”(Wikipédia)
Estes caminhos
adicionais são acionados apenas se o leitor assim o desejar. Por
isso, ao navegar por ele é necessário manter o foco para não se
perder do objetivo principal.
Temos então uma
ferramenta que pode ser de grande valia na educação, pois oferece a
possibilidade de despertar no educando o interesse por conhecimentos
diversos a partir de um tema inicial. O professor tem a
possibilidade ao elaborar uma aula na sala de Inclusão Digital ou
através do blog, adicionar os links que julgar necessário para o
entendimento do assunto estudado como já é realidade em muitas
instituições de ensino, sendo um recurso novo no processo
ensino-aprendizagem.
Maria Helena do
Nascimento Passos
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