sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ATIVIDADE 2.3: Conceituando hipertexto individualmente

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O hipertexto são conjuntos de informações que podem se acrescentar ao texto básico, através de atalhos que são os links usados para complementar informações ou ilustrá-las como sons, fotos, filmes, outros recursos ou sites que o autor julgar pertinentes à compreensão do tema apresentado. Como descrito por Diego Eis, em http://tableless.com.br/sobre-hipertextos/: “Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. Enquanto em um livro você página por página, linearmente, para formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em um hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único elemento. São elementos interligados, formando uma rede complexa. Cada elemento particular tem por sua vez outros elementos formando outro universo de conexões.”
O interessante é que quando pensamos em hipertexto, em geral nos vem a ideia de uma tecnologia muito recente e de um conhecimento novo, no entanto, esta ideia de interligar diversos textos já existia como descrito na Wikipédia: “Provavelmente, a primeira descrição formal da ideia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, "As We May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex. De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex. O dispositivo nunca chegou a ser construído, mas hoje é tido como um dos precursores da atual web.”
“O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.”(Wikipédia)
Estes caminhos adicionais são acionados apenas se o leitor assim o desejar. Por isso, ao navegar por ele é necessário manter o foco para não se perder do objetivo principal.
Temos então uma ferramenta que pode ser de grande valia na educação, pois oferece a possibilidade de despertar no educando o interesse por conhecimentos diversos a partir de um tema inicial. O professor tem a possibilidade ao elaborar uma aula na sala de Inclusão Digital ou através do blog, adicionar os links que julgar necessário para o entendimento do assunto estudado como já é realidade em muitas instituições de ensino, sendo um recurso novo no processo ensino-aprendizagem.

Maria Helena do Nascimento Passos

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