domingo, 21 de outubro de 2012

2.7 - Execução do planejamento

Escola Municipal Padre Cícero de Castro

TEMA: 
O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO EUROPEU 

CONTEÚDO CURRICULAR
História e Educação Artística

DURAÇÃO
05 aulas

PROFESSORES PARTICIPANTES
Maria Helena do Nascimento
Pollianny Pontes Paiva

DESCRIÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

A atividade foi elaborada para a aula de História da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, ministrada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do turno matutino. A turma em questão é nomeada 312A e é composta por 36 alunos, em geral bastante falantes, mas participativos. As aulas versaram sobre o Renascimento Cultural e Científico Europeu, além de estar previsto no planejamento do bimestre e contemplado no livro didático dos alunos, é um tema bastante atraente para essa a faixa etária dos doze anos. Primeiramente, foram apresentados slides em Power Point contendo algumas informações sobre o tema. Também foram inseridos links com o intuito de aprofundar o tema estudado, eles remetiam a biografias e obras de artistas renascentistas, teorias e instrumentos criados pelos cientistas do Renascimento, além de levar a um tour pela Capela Sistina, onde se encontram diversas obras representativas desse período.

Após a sondagem, aula expositiva e estudo no livro didático os alunos foram encaminhados à Sala de Inclusão Digital. Para esta atividade foram necessárias duas aulas. Os alunos assistiram à apresentação e à explicação, posteriormente, em dupla, releram os slides e acessaram os links para buscar informações que serviram de suporte para a resolução das atividades xerografadas.

Apesar de ser uma turma numerosa e agitada, os alunos ficaram bastante concentrados na atividade, gostaram de acessar os links e se mostraram muito interessados, de modo que a aula transcorreu tranquilamente. As dificuldades apresentadas ficaram por conta de alguns links que não abriram e outros nos quais as figuras não apareceram.

Abaixo apresentamos fotos tiradas durante a execução da referida aula:

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário