Curso Ensinando e Aprendendo com as
Tecnologias da Informação e Comunicação – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas
Atividade
3.4
Parts of the eco house
05/10/2012
Autor (es)
→ Pollianny
Pontes Paiva
Maria
Helena
Ipatinga – MG
|
Estrutura
Curricular
|
||
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino
Fundamental Final
|
Língua Estrangeira
|
Sociedade
e educação ambiental
|
Ensino
Fundamental Final
|
Língua Estrangeira
|
Competência
comunicativa:
componentes
linguísticos, sociolinguísticos e
pragmáticos
|
Ensino
Fundamental Final
|
Língua Estrangeira
|
Aspectos morfológicos,
sintáticos e fonológicos
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender
com esta aula
Com esta aula o aluno
poderá desenvolver o vocabulário referente a Partes da Casa;
Adquirir
hábitos de preservação ambiental e se tornar um multiplicador das ideias e
soluções sustentáveis aqui apresentadas.
|
||
Duração
das atividades
Aproximadamente
três aulas de uma hora cada
|
||
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula pode ser
ministrada a alunos iniciantes, mas que já tenham tido contato com a Língua
Inglesa nas séries anteriores. O vocabulário empregado é simples e o
professor pode auxiliar o aluno sempre que julgar necessário.
|
||
Estratégias
e recursos da aula
Aula
interativa;
Uso
do Laboratório de Inclusão Digital.
Motivação:
O
professor deverá apresentar no Laboratório de Inclusão Digital um vídeo contendo
Flash cards a respeito das partes da casa, levando em conta o
conhecimento prévio dos alunos. Na parte final do próprio vídeo aparecerão
também alguns exercícios sobre o assunto e que deverão ser feitos oralmente
pela turma.
Figura 1 Imagem do recurso
Sob
a orientação do professor, os alunos deverão assistir ao vídeo sobre as
partes da casa, com a duração de 7:40 (sete minutos e quarenta segundos).
Atividade 1
Os
alunos deverão assistir ao vídeo novamente, repetir as palavras juntamente
com o professor e, em duplas, alistar todo o vocabulário abordado. A partir
daí, deverão desenhar uma casa convencional que contenha os cômodos estudados
no vídeo apresentado.
Recurso
Poderão
fazer o desenho utilizando o programa Paint
(Office) ou o Draw (Linux) ou editor
de imagem online http://pixlr.com/app
Atividade 2
Com
a colaboração do professor de Ciências, os alunos deverão pesquisar sites
sobre casas sustentáveis.
http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/lista-de-jogos-online (links de vários jogos que nos levam a
refletir sobre sociedade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente)
Recurso
Figura 2 Imagem do recurso
Posteriormente,
deverão acessar um recurso do Portal do Professor, o Eco casa: dicas de economia, que possibilita uma simulação online de uma casa ecologicamente
correta, oferecendo inúmeras dicas de economia e modos de se preservar o meio
ambiente. As dicas sobre as mudanças necessárias para que uma residência se
torne sustentável vão aparecendo conforme o aluno vai clicando nas várias
partes da casa.
Recurso
Figura 3 Imagem do recurso
Ao final dessa etapa, os
alunos deverão construir em grupo uma maquete de uma casa sustentável.
Atividade 3
A
seguir, os alunos deverão escrever uma frase que descreva a casa convencional
desenhada na atividade 1 e outra que descreva a eco casa construída por eles
em forma de maquete na atividade 2. Também deverão fazer uma lista dos recursos
que possui uma casa ecológica. Para tanto, poderão contar com o auxílio do
professor e também consultar dicionários eletrônicos e enciclopédias online. Registrar tudo usando o editor de texto BrOffice, do Linux. Depois transcrever para cartazes e afixar nas paredes
acima das maquetes para exposição na escola.
|
||
Recursos Complementares
Dicionários, tradutores e enciclopédias do Portal do
Professor
Site Wikipedia
|
||
Avaliação
O professor deve avaliar o interesse e a participação dos
alunos durante as aulas, bem como o desempenho na execução das atividades
propostas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário