sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Atividade 4.7



Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo, seguindo as orientações para a realização da mesma – (postar na biblioteca) e (portfólio)

Orientações:
Ler o texto que se encontra no final da apostila e:
Aponte as ideias principais, respondendo as seguintes questões em forma de um pequeno texto.
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?


O currículo visa direcionar, gerir a política educacional a fim de torná-la mais eficiente, para que sejam alcançados os objetivos da educação. Inclui metodologia, conteúdos e estratégias em todas as áreas do conhecimento e, diante das alterações ocorridas, deve procurar atender as novas demandas da sociedade moderna, inclusive o uso das novas tecnologias.
Vivemos em um mundo onde a tecnologia se faz presente em todos os lugares.  Muitos alunos usam celulares e se conectam a internet diariamente em casa, enquanto conversam com os amigos, almoçam, andando de bicicleta, no shopping etc.
A tecnologia pode trazer grandes benefícios à educação se for usada para tornar o processo ensino/aprendizagem mais dinâmico. As propostas curriculares e as metodologias de trabalho devem ser pensadas de forma a permitir ao educando construir seu conhecimento à medida que interage com o mundo virtual. Cabe ao educador ser orientador e mediador neste processo, ajudando a distinguir que mídias são mais apropriadas ao seu desenvolvimento intelectual.
O trabalho com projetos possibilita esta maior interação e devemos incentivá-los também a produzirem de forma crítica e criativa, vídeos ou textos, trabalhando desta forma a leitura, escrita e oralidade, mas tornando o processo mais prazeroso para o  educando.

Maria Helena do Nascimento Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário