Desenvolvimento de
projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao
currículo, seguindo as orientações para a realização da mesma.
4_6 _A – FÓRUM e (portfólio)
Faça um comentário crítico sobre o plano de aula executado da atividade
4.5
4_6_ B – FÓRUM e (portfólio)
Faça um relato das possíveis modificações que você acrescentaria neste
plano de aula da atividade 4.5
Projeto: Artrópodes
Disciplina: Ciências
Turma: 7º ano
Projeto descrito na
atividade 4.5
4.6 A
- O Projeto sobre os Artrópodes
descrito na atividade 4.5 foi desenvolvido com as turmas do 7º ano dos
turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, pelas
professoras de Ciências, Renata e Giselle.
- Os alunos
mostraram-se bastante entusiasmados durante a realização das atividades,
envolvidos no trabalho de pesquisa e elaboração dos textos.
- O projeto
foi realizado de forma a permitir a participação de todos os alunos da
classe e oportunizou o trabalho tanto com a língua escrita, nas produções textuais,
quanto contribuiu para o desenvolvimento da oralidade, durante as
apresentações.
- Percebemos
que, apesar de utilizarem a internet,
muitos não possuíam e-mail e
utilizavam mais o facebook, motivo
que levou alguns alunos a encontrarem dificuldades em continuar o trabalho
em casa. Outro entrave enfrentado se deveu à mudança do Sistema Operacional,
pois o Laboratório de Inclusão Digita da escola é equipado com o Linux e os alunos possuem em casa o
Windows.
- Poderíamos
ter utilizado melhor outros recursos de mídia como máquinas fotográficas e
filmadoras
4.6 B
- Uma
modificação possível seria responder ao roteiro para análise do filme “Vida
de Inseto”, logos após a exibição do mesmo e não ao final do projeto, pois
seria mais fácil seu preenchimento.
- A
apresentação do trabalho seria feita em forma de slides construídos no BrOffice
Impress, ao invés do cartaz proposto no projeto original. Entretanto,
seriam necessárias mais aulas para que todo o trabalho fosse feito na
escola, pois o Sistema Operacional do Laboratório de Inclusão Digital é o Linux e os alunos possuem o Windows, o que dificulta a
continuidade do trabalho em casa.
- Pediria
aos alunos que filmassem ou fotografassem artrópodes que se encontrassem
nas proximidades de casa ou em outros locais que frequentem, para compor e
ilustrar a apresentação do trabalho.
- Incluiria
dois vídeos curtos do “Arquivo de Mochila”, que descrevem muito bem as
características dos artrópodes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário