terça-feira, 30 de outubro de 2012

4.4 Experiências com a integração de Tecnologias ao Currículo


O projeto a ser analisado foi retirado do Blog "EDUCAR É AMAR", da Educadora Gracilene. 

O projeto de Leitura das obras da escritora Ruth Rocha é bastante interessante, porque contribui para que as crianças desenvolvam a capacidade leitora, exercitem a imaginação e tenham acesso à Literatura Brasileira e ao uso de mídias digitais. Explora recursos como: slidesdos livros e propõe um tour virtual pelo site da autora para conhecer aspectos interessantes da sua vida e obra. O projeto também possibilita aos alunos momentos de descontração pela fruição das leituras, além de oferecer jogos que favorecem o desenvolvimento de habilidades trabalhadas na disciplina Língua Portuguesa, tais como formação de palavras, produção textual, etc. O projeto tem a duração de 15 dias e foi idealizado para ser executado em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Abaixo apresento na íntegra o projeto e, logo após, a título de enriquecimento, alisto algumas sugestões que podem ser acrescentadas ao trabalho.

________________________________________________________

Projeto Ruth Rocha

Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves



Professores:Tereza-regente
                             Gracilene- Sala de informática
                             Vera – Biblioteca
Duração: 15 dias

Justificativa:                                                   
“ Ler  é... Armazenar informações... Desenvolver e ampliar horizonte... Compreender o mundo...  Comunicar-se melhor... Escrever melhor... Relacionar-se melhor com o outro...”


As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que ao aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da escola.


 OBJETIVOS:
      ·         Conhecer a vida e a obra de uma das maiores escritoras da literatura infantil: Ruth Rocha.
·         Desenvolver o projeto de leitura com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental.
·         Instigar a curiosidade dos alunos e abrir espaço para suas colocações.
·         Proporcionar a integração entre os alunos na busca e na socialização dos conhecimentos.
·         Levar a Literatura brasileira ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.
·         Estimular o interesse pela pesquisa.
DESENVOLVIMENTO:

A professora apresenta para os alunos os livros da Ruth Rocha deixa que explorem as obras e depois apresenta o livro que será digitalizado e cada aluno escolhe uma parte para gravar. 


 No segundo momento será apresenta aos alunos a”MALETA VIAJANTE” que cada aluno deverá levar para casa com um livro da Ruth Rocha e um caderno com ficha literária para ser preenchida de acordo com o livro .No dia seguinte a maleta deverá ser entregue e o aluno fará um relato sobre o que leu.

                                  


 Na Biblioteca: A professora Vera apresentará os slides do livro “O MENINO QUE APRENDEU A VER” e farão atividades relacionadas a ele.

Na sala de informática: Conhecendo o site da Ruth Rocha: 

Ao navegar pelo site da escritora Ruth Rocha podemos conseguir muitas informações a respeito de sua vida e obra. Para melhorar ainda mais, podemos ainda nos divertir com jogos e histórias. Apresentamos a seguir algumas das características desse interessante e rico destino a ser visitado na Internet:





Em História da Ruth podemos Conhecer detalhes sobre a vida da escritora.






Através das Fotos encontramos imagens para melhor conhecer a família, os amigos e o dia-a-dia da escritora.





A parte dos Livros nos revela a vasta bibliografia da autora e várias informações sobre todos seus livros.

Em Histórias podemos acompanhar a história “Quem Tem Medo do Ridículo?” através de imagens, ouvir as histórias do CD "Mil Pássaros", com narração de Ruth Rocha e canções do grupo Palavra Cantada.




As imagens das capas dos livros são disponibilizadas e ao clicar sobre elas você encontra mais informações sobre cada um dos livros.



É um jogo que tem como objetivo a formação de palavras usando as letras que estão ligadas por traços.

Atividade para você completar os espaços em branco e formar palavras. Começando pela primeira palavra, mude uma letra de cada vez, até chegar à última.



Atividade para você preencher uma cruzadinha com os nomes dos personagens dos livros de Ruth Rocha.

Diversas charadas pra você se divertir!





O arquivo de fotos nos permite conhecer um pouco mais do trabalho e do cotidiano da escritora.

Recursos utilizados:


A finalização desse projeto será feita através do envio de um email à autora partilhando nosso trabalho e apresentando nossa admiração pelas obras escritas e personagens fascinantes.             





Avaliação:


Durante o projeto observar a pontualidade, o interesse o envolvimento nas atividades.

Atividade do curso Ensinando e aprendendo com as TIC's.

_____________________________________________________________________________________

SUGESTÕES OU ADAPTAÇÕES PROPOSTAS:


  • Apresentar o áudio que narra o conto "A primavera da lagarta" e incentivar o comentário por parte dos alunos.

  • Exibir o vídeo que trata da vida da autora Ruth Rocha e que está disponível no Portal do Professor. 

  • Para trabalhar a produção textual, podem lançar mão do software "Vamos escrever!", que traz projetos de escrita interativa. O professor deverá apresentar aos alunos alguns personagens dos livros da autora Ruth Rocha, tais como: o gato, a lagarta, o coelhinho, Pedrinho, dentre outros já conhecidos e explorados no decorrer do projeto. Logo após, formará duplas no Laboratório de Inclusão Digital e pedirá que produzam uma história em que estejam incluídos pelo menos quatro personagens na narrativa, todos eles personagens que figuram nas histórias de Ruth Rocha. O professor pode explicar aos alunos as principais características do tipo textual narração, que deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. E também esclarecer a estrutura das partes que o compõem, quais sejam,  um fato, personagens, tempo, espaço em que os fatos acontecem sequência, causa (Por quê?), modo (como?), consequências (geralmente enseja o desfecho). Os alunos deverão explorar, com auxílio do professor, a ferramenta "Oficina de Textos" que integra o software "Vamos escrever". Com ela é possível incluir na narrativa que está sendo produzida, inúmeros recursos como inserir cor de fundo, formas geométricas, imagens, desenhos, etc.  Ao final, os alunos apresentarão para a turma a história criada e o professor deverá imprimir e entregar a eles as narrativas criadas nosoftware "Vamos escrever!"

Imagem do software "Vamos escrever"

Imagem 2 - Tela inicial do Software

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Atividade 4.3:



Descrição de experiência com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias - postar no Fórum e portfólio
Você já vivenciou ou conhece uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula. Nessa atividade, você deverá descrever uma experiência de trabalho com projetos, que seja conhecida ou que tenha sido vivenciada por você em sala de aula e que envolva o uso de tecnologias.
Elabore um texto respondendo as questões:
* Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
* Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
* Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?

Projeto: Artrópodes
Disciplina: Ciências
Turmas: 7º ano
Professoras: Renata Cristina e Giselle Maia
Escola: Escola Municipal Padre Cícero de Castro

Obs: Projeto descrito integralmente na atividade 4.5

Para execução do projeto foram trabalhados:
Socialização – trabalho em grupo.
Leitura e escrita – para elaborar o resumo a ser distribuído aos colegas e escrito nos cartazes.
Pesquisa – para determinar o assunto para cada grupo, além de seleção dos conteúdos mais relevantes em relação ao tema.
Oralidade – apresentação do trabalho para a classe.
Organização – das informações pesquisadas.
Conhecimentos de digitação e utilização de e-mail, além de criação de contas de e-mails para os alunos que não as possuíam.

Os conteúdos trabalhados se integram ao currículo de Ciências e Português, uma vez que envolveram pesquisa, leitura, escrita e oralidade.

As mídias utilizadas foram o computador/internet para a realização do trabalho de pesquisa, bem como para a digitação dos resumos, que foram enviados via e-mails e trocados entre os diferentes grupos. Aos alunos que não possuíam e-mail, foram dadas as devidas orientações para que fossem criados no Laboratório de Inclusão Digital.
Alguns também utilizaram pendrive para copiar o material.
Pesquisaram ainda imagens que deveriam ilustrar o trabalho, realizaram fotos e filmagens de artrópodes, para ilustrar a apresentação, que foi feita no programa BrOffice Impress, do Linux. Houve a utilização de notebook e datashow para exibição do filme Vida de Inseto.
O resumo elaborado por cada grupo foi impresso e entregue para os demais colegas no dia das respectivas apresentações. Também foram confeccionados cartazes com as informações e imagens.

domingo, 28 de outubro de 2012

Atividade 4_2: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias


  
Cada cursista terá que postar um comentário, e comentar um postado pelos colegas.

Atividade 4.2


     O uso da TIC na educação, tem como característica favorecer a representação do pensamento do aluno e levar o professor a promover situações de aprendizagem que exigem investigação, reflexão crítica, aprimoramento e transformação de sua prática.
     Essa atuação leva o professor a se desprender do livro didático, que passa a ser mais uma, entre outras, fontes de informações.
     Por meio da TIC, podemos refletir sobre o pensamento representado e reelaborá-lo. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

Tereza Seixas.



Tereza,

O uso das Tic’s realmente abre um leque de possibilidades para ajudar ao professor em suas aulas e permite ao aluno ser também sujeito neste processo à medida que ele pode sentir-se construtor deste conhecimento, interagir com seus pares e com eles também aprender.
O professor não deve se sentir ameaçado mediante esta possibilidade mas perceber a sua importância enquanto orientador e mediador para que o aluno não se perca durante este processo em virtude da infinidade de informações disponíveis.

Maria Helena do Nascimento Passos

Atividade 4_2: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias



Obs. Cada cursista terá que postar um comentário, e comenta um postado pelos colegas, ou seja, terá que participar 02 vezes no fórum.


Atividade 4_2: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias

O uso das TIC`s proporcionam um aprendizado mais significativo e enriquecem o conhecimento adquirido pelo aluno, desperta o interesse e contribui para melhorar também o seu comportamento, a comunicação e a socialização entre o professor x aluno e aluno x aluno.

Marylane.




Marylane,

Realmente uma característica que julgo ser importante no uso das Tic’s é despertar no aluno o interesse, isso contribui de forma significativa para que ele possa aprender, uma vez que envolve uma ferramenta que ele gosta de utilizar.

Maria Helena do Nascimento Passos


Atividade 4_2: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias


Atividade 4_2:
Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias 

-  postar no Fórum e portfólio
Nessa atividade, cada participante deverá explicitar alguma característica das TIC’s - Tecnologias de informação e comunicação que trouxe significativas contribuições à sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo, também conhecerá as características apresentadas pelos colegas do curso.
Obs. Cada cursista terá que postar um comentário, e comenta um postado pelos colegas, ou seja, terá que participar 02 vezes no fórum.


O uso das Tic’s  torna o aprendizado mais significativo para o aluno, pois envolve uma ferramenta que faz parte do seu dia-a-dia  e da qual ele sente satisfação em utilizar. Com planejamento, é possível enriquecer a nossa prática pedagógica e permite trabalhar de forma interdisciplinar, despertando no aluno o prazer da pesquisa.

Maria Helena do Nascimento Passos

sábado, 27 de outubro de 2012

Atividade 4.1 – Contextualizando a mudança


 - Cada cursista terá que postar um comentário, e comentar um postado pelos colegas, ou seja, terá que participar 02 vezes no fórum. 




Sandra Anacleto Silva Andrade Sep 24 2012 09:52:38:000AM
ativ.4.1-sandraanacletosilva andrade

Contextualizando  as Mudanças
As mudanças ocorridas formam muitas, ao iniciar o curso não tinha ideia do que, e de como poderia ser  o trabalho.
Mas, hoje já na reta final posso dizer que existe uma Sandra de antes das Tic´s e de depois das Tic´s.
 
Familiarizei com os programas. aprendi muita coisa  e vi nesta aprendizagem as possibilidades que se tem  para trabalhar em sala de aula.
 
Com certeza já mudei e muito a minha prática em sala de aula  hoje lido com a tecnologia como aliada um suporte para a diversificação de minhas aulas, bem como recurso  que propicia um maneira diferente de aprendizagem .
 
Os alunos sentem mais motivados, conseguentemente a aprendizagem acontece e eles mesmos conseguem  ver e criar novas estrategias de aprendizagem.
 
No mundo em que vivemos é imprescindivel  ao professor aliar-se as TICŚ e torna-la uma ferramenta de trabalho .O mundo mudou , nossos educandos também , cabe a nós  reunirmos todo o arcenal de conhecimento oferecido por esse mundo globalizado e globalizar também nossos métodos  de ensino, usando de todos os recursos possiveis  para reinventarmos  novas formas de ensinar e aprender  e as Tic´ s nos propicia  isso . Aprendemos enquanto ensinamos .  Quebrando o paradigma de que somos  transmissores  do conhecimento  para  assumirmos a posição de que  construirmos juntos o conhecimento .
 

Foi ótimo! Maravilhoso, essa oportunidade única  de descobrir novas formas de aprender e ensinar.
Obrigada, prof Adriane.

Sandra Anacleto
 



Sandra,

Identifiquei-me com você. Houve em mim uma mudança quanto a visão que possuía sobre o uso das Tic’s antes do curso. Em alguns momentos pensei mesmo em desistir por sentir-me incapaz de desenvolver as atividades. Tenho também que agradecer a Adriane pela disponibilidade e paciência em socorrer-me nos momentos de insegurança e à minha colega Pollyanne pela parceira. Enfim, sinto uma misto de alegria e satisfação por ter conseguido chegar até aqui.

Maria Helena

Atividade 4.1 – Contextualizando a mudança


Atividade 4.1:
Contextualizando a mudança
Pensando sobre as possíveis mudanças (postar no fórum) e (portfólio)
Considerando as questões abaixo, identifique as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem.
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? (antes de fazer o curso as TIC’s)
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte? 
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Orientações: Faça uma reflexão tendo como base a experiência que você adquiriu durante o este curso sobre as possíveis mudanças no ensino aprendizagem.



Através do curso Tecnologias na Educação, conheci outras formas de utilizar o Laboratório de Inclusão Digital, que a princípio era visto apenas para utilização de jogos para complementar a aprendizagem de sala de aula.
Percebi que a pesquisa, por exemplo, é realizada de forma mais prazerosa e que eles gostam de trabalhar interagindo com os colegas.
Apesar de ainda encontrar dificuldades, em função de minha pouca experiência  com o mundo digital, pretendo continuar , mesmo após o  encerramento do curso, aprendendo como utilizar melhor estas tecnologias pra o desenvolvimento de minha prática docente.

Maria Helena do Nascimento Passos



Muito bem "meninas", tenho certeza que nesta vida mudamos quando aprendemos e para isso basta que estejamos dispostas a esta mudança, vejo em vocês, em TODOS que participaram do curso essa força de acertar e de aprender. Muito bem a participação e o envolvimento de vocês no curso fez com que todos crescêssemos em conhecimento e consequentemente melhorarmos nossa prática. A tecnologia e os avanços dela para a Educação é muito importante.

Adriane Henriques Barros
Enviada em Oct 22 2012 01:45:35:000PM


Assim como você, Maria Helena, após a experiência do curso do Proinfo também vejo outros usos para o Laboratório de Inclusão Digital, que não sejam apenas para realização de jogos educativos. Pudemos ao longo do curso aprender uns com os outros e posso afirmar que a nossa parceria em projetos e atividades diversas foi muito profícua. Temos tido bons resultados no âmbito pedagógico em nossa escola, sobretudo depois de todo conhecimento adquirido a duras penas com esse curso. Obrigada pela parceria e pela troca prazerosa de experiências e lições. 

Pollianny Pontes Paiva
Enviada em Oct 23 2012 09:09:05:000PM

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

3.6 Projeto de Ensino utilizando mídias digitais


Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas

Atividade 3.4


Parts of the eco house

05/10/2012         
                                     Autor (es) → Pollianny Pontes Paiva
                                                            Maria Helena                                                                             
                                                            Ipatinga – MG


Justificativa

O exercício da docência atualmente exige do educador cada vez mais a criação de novas estratégias para o trabalho de questões contemporâneas da humanidade. Dentre elas está o problema da degradação ambiental e da falta de conscientização quanto à necessidade urgente de mudanças simples no cotidiano, mas que podem fazer a diferença quando se trata de preservar e recuperar a natureza. Neste projeto, buscamos aliar essa necessidade de disseminação de práticas e hábitos ecologicamente corretos ao conteúdo de Língua Inglesa que trata do vocabulário pertinente às partes de uma residência, enfatizando questões como reciclagem,  economia e sustentabilidade.

O projeto, apesar de pertencer ao domínio da Língua Inglesa, também dialoga com a disciplina Ciências, que empresta suas teorias e explicações para compor o trabalho e elucidar os exemplos elencados.

Por questões práticas todo o projeto foi organizado e estruturado conforme os moldes do site do Portal do Professor, portanto, onde lê-se "O que o aluno poderá aprender com esta aula", entenda-se objetivos. Já o desenvolvimento está todo detalhado em "Estratégias e recursos da aula", seguido do item avaliação.

Por fim, atendendo às especificações da questão proposta durante o Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação – Tic's, foram utilizados sites de repositórios de vídeos, de slides, de enciclopédias colaborativas e de dicionários on line, além de "Conteúdos e objetos" do site Portal do Professor, do Ministério da Educação.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema
Ensino Fundamental Final
 Língua Estrangeira 
Sociedade e educação ambiental
Ensino Fundamental Final   
  Língua Estrangeira 
Competência comunicativa:                                                                                                                                                                                      componentes linguísticos,  sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final   
  Língua Estrangeira 
Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá desenvolver o vocabulário referente a Partes da Casa;
Adquirir hábitos de preservação ambiental e se tornar um multiplicador das ideias e soluções sustentáveis aqui apresentadas.

Duração das atividades

Aproximadamente três aulas de uma hora cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula pode ser ministrada a alunos iniciantes, mas que já tenham tido contato com a Língua Inglesa nas séries anteriores. O vocabulário empregado é simples e o professor pode auxiliar o aluno sempre que julgar necessário.
Estratégias e recursos da aula

Aula interativa;
Uso do Laboratório de Inclusão Digital.

Motivação:
O professor deverá apresentar no Laboratório de Inclusão Digital um vídeo contendo Flash cards a respeito das partes da casa, levando em conta o conhecimento prévio dos alunos. Na parte final do próprio vídeo aparecerão também alguns exercícios sobre o assunto e que deverão ser feitos oralmente pela turma.

Recurso


Figura 1 Imagem do recurso

Sob a orientação do professor, os alunos deverão assistir ao vídeo sobre as partes da casa, com a duração de 7:40 (sete minutos e quarenta segundos).

Atividade 1

Os alunos deverão assistir ao vídeo novamente, repetir as palavras juntamente com o professor e, em duplas, alistar todo o vocabulário abordado. A partir daí, deverão desenhar uma casa convencional que contenha os cômodos estudados no vídeo apresentado.

Recurso

Poderão fazer o desenho utilizando o programa Paint (Office) ou o Draw (Linux) ou editor de imagem online http://pixlr.com/app

Atividade 2

Com a colaboração do professor de Ciências, os alunos deverão pesquisar sites sobre casas sustentáveis.
http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/lista-de-jogos-online  (links de vários jogos que nos levam a refletir sobre sociedade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente)

Recurso



















Figura 2 Imagem do recurso

Posteriormente, deverão acessar um recurso do Portal do Professor, o Eco casa: dicas de economia, que possibilita uma simulação online de uma casa ecologicamente correta, oferecendo inúmeras dicas de economia e modos de se preservar o meio ambiente. As dicas sobre as mudanças necessárias para que uma residência se torne sustentável vão aparecendo conforme o aluno vai clicando nas várias partes da casa.

Recurso
















Figura 3 Imagem do recurso


Ao final dessa etapa, os alunos deverão construir em grupo uma maquete de uma casa sustentável.

Atividade 3

A seguir, os alunos deverão escrever uma frase que descreva a casa convencional desenhada na atividade 1 e outra que descreva a eco casa construída por eles em forma de maquete na atividade 2. Também deverão fazer uma lista dos recursos que possui uma casa ecológica. Para tanto, poderão contar com o auxílio do professor e também consultar dicionários eletrônicos e enciclopédias online.  Registrar tudo usando o editor de texto BrOffice, do Linux. Depois transcrever para cartazes e afixar nas paredes acima das maquetes para exposição na escola.
Recursos Complementares

Dicionários, tradutores e enciclopédias do Portal do Professor


Site Wikipedia


Avaliação

O professor deve avaliar o interesse e a participação dos alunos durante as aulas, bem como o desempenho na execução das atividades propostas.